O MISTÉRIO DOS DRONES EM NEW JERSEY
- Cristina Crespo
- 14 de dez. de 2024
- 3 min de leitura

Desde novembro, a população e autoridades de várias partes do Estado de New Jersey, nos EUA, vêm relatando a presença de misteriosos objetos e luzes no céu noturno.
Esses objetos, que têm sido avistados em grande número e em diversas formas e tamanhos, estão sendo chamados de drones, apesar de serem em sua maioria maiores e de modelos desconhecidos dos drones existentes no mercado. Alguns “drones” estão sendo reportados como sendo do tamanho de SUVs e carros menores, e até bolas de luz, conhecidas como orbes.
Com tantos relatos e ocorrências recorrentes, as autoridades e o governo estadual se pronunciaram, afirmando que os drones parecem não representar ameaça à segurança pública. O mais inusitado dessa situação, porém, é que as autoridades afirmam não saber a origem ou a natureza desses objetos voadores.
Tal acontecimento tem causado uma grande repercussão e a população têm cobrado uma posição dos legisladores estaduais e municipais, que discutem regras mais rígidas para licenças e monitoramento de drones.
DRONES SOBRE BASES MILITARES
Apesar de que outros casos de objetos não identificados sobrevoando bases militares já terem acontecido em outras ocasiões, como no ano passado, quando drones não identificados sobrevoaram bases militares dos EUA na Virgínia e em Nevada e espionaram a Estação Naval de Norfolk e a unidade de comando SEAL Team Six da Marinha, “revoada” deste ano começou no Reino Unido.
Incursões de drones foram relatadas em três bases aéreas dos EUA localizadas no Reino Unido, RAF Mildenhall e RAF Lakenheath em Suffolk, e RAF Feltwell em Norfolk – entre 20 e 22 de novembro.
Na vila de Beck Row, em Suffolk, localizada ao lado da RAF Mildenhall, os moradores relataram veículos aéreos intensamente iluminados pairando sobre suas casas e sobre a base militar.
Em New Jersey também se relatou a atividade aérea desconhecida perto da instalação militar Arsenal Picatinny.
COMO COMEÇOU NOS EUA

Apesar dos objetos terem sido também observados em outros estados, em New Jersey, os primeiros avistamentos ocorreram na região do Rio Raritan, que desagua no Reservatório Round Valley, o maior aquífero do estado, localizado 80 quilômetros a Oeste da cidade de Nova York.
Na sequência, os objetos foram avistados por todo o Estado, principalmente nas regiões da costa, onde muitos relatos surgiram de que os drones vêm do oceano.

REPERCUSSÃO
Os avistamentos causaram grande repercussão nos EUA e as autoridades de segurança interna se reuniram com legisladores.
Legisladores municipais pediram mais restrições sobre quem tem direito a pilotar os dispositivos não tripulados. Pelo menos um legislador estadual propôs uma proibição temporária de voos de drones no estado.
O deputado federal Jeff Van Drew, representante de New Jersey, pediu aos militares que abatessem os drones, citando preocupações com a segurança.
O deputado Chris Smith disse que um oficial comandante da Guarda Costeira relatou que uma dúzia de drones seguiram de perto um barco salva-vidas da Guarda Costeira no Condado de Ocean.
Em uma carta ao Secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin, Smith pediu ajuda militar, observando que a Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst tem a capacidade de "identificar e derrubar sistemas aéreos não tripulados não autorizados".
O porta-voz do Pentágono, Maj. Gen. Pat Ryder, disse que a avaliação inicial dos militares, após consultar o Departamento de Segurança Interna e o Conselho de Segurança Nacional é de que os drones não são de origem estrangeira.
A porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, declarou que as aeronaves não são drones militares dos EUA.

A deputada Dawn Fantasia, que foi informada pelo Departamento de Segurança Interna, disse que os drones relatados têm até 1,8 metros de diâmetro e às vezes viajam com as luzes desligadas. Isso é muito maior do que aqueles drones normalmente pilotados por amadores e ela disse que eles parecem evitar a detecção por métodos tradicionais, como helicóptero e rádio.
Outras autoridades e especialistas, porém, dizem que algumas testemunhas podem estar realmente vendo aviões ou helicópteros em vez de drones, ou talvez estejam confusas sobre o tamanho dos dispositivos que estão vendo.
James Edwards, de Succasunna, Nova Jersey, disse que viu alguns drones voando sobre seu bairro desde o mês passado. Ele disse:
Isso levanta preocupações principalmente porque há muita coisa que é desconhecida. Há muitas pessoas falando sobre várias conspirações que acreditam estar em jogo aqui, mas isso só coloca lenha na fogueira desnecessariamente. Precisamos esperar e ver o que realmente está acontecendo aqui, não deixar que o medo do desconhecido nos domine.
Essa é uma situação em desenvolvimento. Vamos continuar acompanhando e reportando os desdobramentos.
Fontes: Associated Press, American Military News, BBC News
コメント